quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Algumas reflexões sobre jornalismo na Web

- O surgimento da internet é nascimento de uma nova sociedade, a da informação, e da comunicação global mediada pelo computador. O domínio da técnica é primordial para o profissional. Ela reúne elementos de todas as mídias existentes, o texto escrito, o som e a imagem em movimento. A perspectiva é que este novo modelo possa crescer nestes últimos séculos.

- O custo da mídia on-line é bem mais baixo em relação ao rádio e a televisão, ou jornais e revistas. A internet disponibiliza ao público, notícia em tempo real com todas as suas caracteristicas e sobretudo o seu conteúdo. O que se espera com todo este avanço é uma Nova Era.

-As notícias são apresentadas a todo momento e o público pode dar criticas e sugestões.

Quando o jornau conheceu a WEB
As primeiras versões eletrônicas dos principais jornais nacionais começaram a aparecer na Web em 1995. Naquela época, os sites eram bastante simples em termos de design e exploravam muito pouco os recursos de hipertexto, interatividade e multimídia, limitando-se basicamente a transpor o conteúdo da edição impressa para a versão eletrônica. De lá para cá, muitos investimentos foram feitos na Internet brasileira por empresas da área de jornalismo preocupadas em aprender como operar corretamente na mídia digital. Os jornais e revistas nacionais na Web multiplicaram-se rapidamente e aos poucos foram incorporando as principais tendências e inovações do setor de editoração online. Hoje, as publicações brasileiras na Internet já chegam a mais de 500 e embora um número cada vez maior de jornais e revistas do mercado editoral brasileiro esteja entrando na rede, este crescimento se deve, em boa parte, à iniciativa de publishers independentes que investem em projetos exclusivos para a mídia online.

Nenhum comentário: